
Por meio da atividade, que estimula a aprendizagem criativa, os alunos produzem óleo essencial e sabão em barra
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
Estudantes do terceiro ano do CED 08 realizam experimento de síntese do etanol | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Do ensino médio à pesquisa científica, quatro estudantes do Centro Educacional (CED) 08 do Gama desenvolveram um experimento de síntese do etanol a partir da fermentação da sacarose, presente na cana-de-açúcar. O projeto conquistou o vice-campeonato na etapa regional do Circuito de Ciências em 2024, e foi um dos 25 selecionados para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.
Os estudantes do terceiro ano do ensino médio, Emanuel Lacerda, Artur Gontijo, João Pedro Gonçalves e Itallo Victor, todos de 17 anos, uniram-se em um projeto da escola para testar hipóteses, quantidades e matérias-primas diversas até conseguirem produzir o etanol. Com instrumentos de baixo custo, como garrafa pet, panela de pressão, recipiente de alumínio, mangueira e becker, eles alcançaram o sucesso no experimento realizado no laboratório do CED 08.
Empolgados com o mecanismo de transformação do caldo de cana em etanol, os alunos explicaram o processo, desde o início, envolvendo os agricultores, com o plantio e a colheita da cana-de-açúcar até a fermentação, e o processo bioquímico, que compreende a separação molecular de cada composto.
O estudante Artur Gontijo destacou a relevância de levar esse projeto para o Circuito de Ciências do ano passado. “Foi uma experiência totalmente diferente, uma forma da gente mostrar a nossa didática. Foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, e não só o professor falando. Vimos na prática o que não conseguíamos ver dentro da sala de aula, na teoria”.
Artur Gontijo, Emanuel Lacerda, João Pedro Gonsalves e Itallo Victor preparam o caldo de cana para a fermentação | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Metodologia ativa
O coordenador pedagógico da escola, Daniel Rodrigues, que acompanhou e orientou os estudantes, junto com a professora Lucília Corrêa, destacou a relevância de estimular os alunos para uma metodologia ativa. “Essa é uma metodologia ativa, que aborda o ensino de forma investigativa e criativa, tornando a aprendizagem muito mais atrativa para os estudantes. Com as atividades experimentais, eles têm a oportunidade de levantar e testar hipóteses, e realmente chegar ao conhecimento, utilizando um método científico”.
Óleo essencial e sabão em barra produzidos pelos próprios alunos | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Por meio do experimento, os estudantes produziram óleo essencial, sabão em barra, e descobriram que podem fazer desinfetante e combustível também. O diretor da escola, Francisco Valdevino Sobrinho, afirmou que está orgulhoso dos meninos.
“São alunos extremamente dedicados, comprometidos, sempre estão à disposição da escola. Com esses experimentos, o estudante acaba tendo um pouco da visão do que ele escolherá para a profissão no futuro. Isso é determinante, pois os estimula e abre o leque de possibilidades”.
Emanuel Lacerda se identificou bastante com a área e já está buscando a profissionalização. “Eu já me interessava muito por esse tema, agora, fazendo na prática, gostei ainda mais. Inclusive, eu me inscrevi para ser assistente de laboratório da Embrapa”, concluiu animado.
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