Secretaria de Educação do DF lança projeto o projeto “Meninas em Ação” – Secretaria de Estado de Educação






Iniciativa é uma parceria com as Secretarias da Mulher e de Relações Internacionais (Serinter-DF)



Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF


 


30 estudantes do 3º ano do ensino médio terão a oportunidade de ocupar, por um dia, cargos de mulheres que são referência no DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta sexta-feira (7), o calendário oficial do “Março Mais Mulher 2025“, uma programação especial voltada ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. O evento, realizado no Salão Branco do Palácio do Buriti, marcou também o início do projeto Meninas em Ação, uma parceria das Secretarias de Educação (SEEDF), da Mulher (SMDF) e de Relações Internacionais (Serinter-DF).


 


A iniciativa busca fortalecer o protagonismo e empoderamento feminino ao orientar alunas da rede pública sobre suas vocações profissionais. Para a primeira edição, 30 estudantes do 3º ano do ensino médio terão a oportunidade de ocupar, por um dia, cargos de mulheres que são referência no DF, ampliando suas perspectivas para o futuro.


 



A cerimônia, realizada no Salão Branco do Palácio do Buriti, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “Quando as meninas são empoderadas, elas ganham confiança, voz e capacidade de tomar decisões sobre suas vidas. Isso não só promove a igualdade de gênero, mas também resulta em benefícios sociais e econômicos, redução da pobreza e melhoria na educação”, afirmou Hélvia.


 


A ação faz parte da estratégia da SEEDF para ampliar o protagonismo das meninas dentro e fora da escola. Segundo a secretária, a iniciativa representa uma oportunidade para incentivar as jovens a ocuparem espaços de poder e influência.


 


A estudante Anna Luiza di Pierro, de 17 anos, aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina, é uma das participantes do projeto “Meninas em Ação”, e destacou a sua importância. “É uma oportunidade para ajudar a gente a escolher uma carreira, substituir empresárias, embaixadoras, secretárias de estado e viver como uma verdadeira menina em ação”, afirmou. “Gostaria de substituir a embaixadora da Austrália, porque falo inglês e seria uma experiência incrível estar com uma pessoa nativa desse país”, acrescentou.


 


Evento no Palácio do Buriti também lançou o calendário “Março Mais Mulher 2025” | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


Programação

 


A programação do calendário “Março Mais Mulher 2025” inclui palestras, oficinas, atividades culturais e esportivas, além de campanhas de conscientização sobre direitos das mulheres, equidade de gênero e combate à violência. As atividades serão promovidas por diversos órgãos do GDF, em parceria com a sociedade civil e instituições de ensino.


 


O calendário apresenta mais de 300 atividades promovidas por órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), administrações regionais, representantes do Judiciário, embaixadas e parceiros públicos e privados. As ações ocorrerão em diversos pontos do DF.


 


Entre as principais ações do mês, destacam-se palestras em escolas públicas, entrada gratuita para mulheres no Zoológico no sábado (8), passeio motociclístico, Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal, exposição “Não é sobre o que vestimos” (da Polícia Civil), Semana da Mulher na CLDF, Caminhada e Corrida das Mulheres e V Encontro Internacional de Mulheres Líderes Latino-Americanas e Ex-Bolsistas de Israel.


 


Projeto março Mais Mulher 2025








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/secretaria-de-educacao-do-df-lanca-projeto-o-projeto-meninas-em-acao-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=121235